segunda-feira, 12 de agosto de 2013

Documentário sobre o Trem Republicano será lançado dia 20 de agosto


O documentário “Trem Republicano” terá lançamento nas cidades de Itu e Salto na mesma data, dia 20 de agosto (terça-feira). A obra, de direção do documentarista Barros Freire, foi realizada com o objetivo de lembrar os principais fatos e acontecimentos que provocaram a queda do Império e a Proclamação da República em 1889.

O vídeo faz uma justa homenagem ao jovem turismólogo, Fabio Grizoto, idealizador do projeto de restauro das estações Itu e Salto, e dos sete quilômetros dos trilhos que ligavam as duas cidades em 1873. O objetivo do projeto é implantar um trem a vapor (Maria Fumaça) que percorrerá o trajeto entre as duas cidades, utilizando o antigo leito férreo da Companhia Ituana de Estrada de Ferro. O percurso será explorado turisticamente, propiciando a integração de roteiros e atrações para os visitantes.

O documentário

Historiadores, jornalistas e pesquisadores com seus depoimentos compõem uma preciosa abordagem sobre a importância da ferrovia no Brasil nas décadas finais do Império, o papel da imprensa no movimento republicano, a participação dos maçons, a abolição, o imperador D. Pedro II, a arte e a música na Monarquia.

O ambiente cultural, político e econômico do século XIX é focalizado com apoio de imagens de arquivo do Museu Republicano-USP, Museu de Salto, Museu Imperial de Petrópolis, Museu Paulista–USP e da Associação Brasileira de Preservação Ferroviária-ABPF.

A obra traz ilustrações em bico de pena do desenhista e historiador Tom Maia, e aquarelas de Getúlio Delphim. As trilhas musicais são assinadas pelo Museu da Música de Itu, Conservatório de Tatuí, Maestro Ricardo Anastácio (viola caipira) e Dudu Tucci da Word Percussion Academy-Berlim. Participação especial da barítona Inaicyra dos Santos Falcão cantando em Yorubá no segmento Abolição.

Simultaneamente, focaliza as edificações históricas e museus de Itu e Salto - tombados pelo IPHAN e Condephaat - que certamente serão visitados pelos passageiros de uma fascinante e inesquecível viagem com a "Maria Fumaça". O passeio possibilitará o reconhecimento e a compreensão do significado e importância do Trem Republicano.

O documentário aprovado pelo MINC foi realizado com o patrocínio das Lojas Cem - Lei Rouanet - e será exibido nas TVs Educativas de todo país e disponibilizado nas redes sociais.

O roteiro do vídeo é de Pola Galé, edição de Daniel Parra e direção de Barros Freire.

História

A “Ytuana” foi construída com capital dos fazendeiros do oeste paulista e inaugurada em abril de 1873, véspera da realização da famosa “Convenção de Itu”. A ferrovia conectava Itu e Salto aos trilhos da São Paulo Railway (SPR) para agilizar o transporte do café das fazendas até o porto de Santos.

Serviço:
Lançamento do documentário "Trem Republicano” 45'
Itu - 20 de agosto (terça-feira), às 19h30 horas
Local: Câmara dos Vereadores de Itu
Salto - 20 de agosto (terça-feira), às 14 horas
Local: Câmara dos Vereadores de Salto

Itu.com.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário